Dicas

Dicas :
-Massas Ingredientes e preparação Massas
-Equivalências
-Quantidades aproximadas por pessoa
-Temperos e ervas aromáticas
-Dicas na cozinha
-Truques para limpeza
-Truques úteis



Massas

Como se deve preparar a massa
Deve cozer-se a massa num recipiente alto sem tampa, utilizando sempre a regra do 1 – 10 – 100. Ou seja: 1 litro de água para 10g de sal grosso e 100g de massa.
Quando a água ferver, adicione o sal e a massa, mexendo de vez em quando com um garfo de madeira. Durante o tempo de cozedura mantenha o recipiente destapado. A massa estará no ponto ideal “al dente” quando estiver cozida por fora e ligeiramente dura por dentro.
O tempo de cozedura depende do formato de cada massa. Uma vez cozida, escorra a massa num passador. Só deverá passar por água fria no caso de preparar saladas.

Ingredientes e preparação


Alho
Separe os dentes de alho, coloque-os sobre uma tábua de cozinha e esmague-os com uma faca larga. Depois disso serão mais fáceis de pelar.
O alho é indicado para a preparação dos mais variados pratos. O seu hálito intenso desaparece mastigando hortelã ou um grão de café. Para eliminar o seu odor das mãos, basta esfregá-las com salsa e depois lavá-las bem.

Amêijoas
Lave previamente as amêijoas num recipiente grande, com água fria e sal. Mantenha de molho por 3 horas (se possível no frigorífico). Depois, passe-as por água fria mais 2 ou 3 vezes.

Azeite
O azeite é a mais saborosa e saudável gordura para temperar e cozinhar massas. Fica ainda mais saboroso e aromático se se colocar dentro da garrafa alguns dentes de alho lascados, ou até ervas aromáticas, que deverão permanecer em maceração durante cerca de um mês.

Camarões
É mais fácil descascar os camarões enquanto ainda estão meio congelados.

Cebola
A cebola é indispensável nos refogados mas não deve alourar demais, para não ficar amarga. Para tal e para fazer o refogado a cebola estará no ponto quando começar a ficar transparente.

Especiarias e ervas aromáticas
As especiarias e as ervas aromáticas são um óptimo complemento para todos os pratos de massa. Por vezes, substituem o sal.

Limão
Para obter o máximo de sumo de um limão, antes de o espremer, esfregue-o sobre a bancada da cozinha, fazendo uma ligeira pressão com a palma da mão. De seguida, coloque-o no microondas durante 20 a 30 segundos.

Ovos cozidos
Depois de cozidos, passe os ovos imediatamente por água fria, será mais fácil descascá-los.

Queijo
Os melhores queijos para acompanhar as massas são o parmesão e o mozarella. Devem ralar-se só na altura de servir.

Tomate
O tomate pela-se mais facilmente se lhe fizer um corte em forma de cruz e depois o mergulhar em água a ferver durante alguns segundos. Se estiver congelado, a pele solta-se imediatamente se for passada por um jacto de água.

Equivalências

1 chávena de açúcar = 210 g
1 chávena de arroz = 180 g
1 chávena de farinha = 100 g
1 chávena de manteiga/margarina = 180 g
1 chávena = 2 dl = 12 colheres de sopa
1 copo de água = 2 dl = 12 colheres de sopa
1 copo de vinho = 1 dl = 6 colheres de sopa
1 cálice = 0,5 dl = 3 colheres de sopa

1 colher de sopa pesa
Açúcar 10 g
Água/leite 15 g
Arroz 15 g
Cacau 8 g
Farinha 7 g
Azeite/óleo 12 g
Manteiga/margarina 15 g
Fécula de batata/maisena 13 a 15 g
Sal  15g


Quantidades aproximadas por pessoa


Massa
Para sopa = 35 g
Seca = 100 g
Fresca = 150 g

Arroz
Para sopa = 50 g
Branco/simples = 100 g

Legumes
Secos = 100 g

Carne
Estufada = 200 g
Assada = 150 g
Aves = 200 g

Peixes
Peixe = 200 g
Marisco = 300 g

Temperos e ervas aromáticas


As ervas aromáticas são uma forma saudável de temperar qualquer prato, mas tenha a certeza que as lavou convenientemente. De seguida, enxugue-as em papel de cozinha (absorve toda a água em excesso). Retire-lhe os talos maiores e pique fina ou grosseiramente a seu gosto.

Alho
Pode ser utilizado fresco, seco (desidratado) ou congelado. É um dos principais temperos da cozinha portuguesa e muito usado na confecção de pratos de massas.

Alecrim
Fresco ou seco, é muito apreciado em pratos de carne (em particular caça). Os ramos também são usados como espetos para grelhar carnes, uma vez que depois de retiradas as folhas dão um sabor muito característico.

Canela
Em pó ou em pau, proporciona um sabor quente e ligeiramente adocicado. É mais utilizada em sobremesas e doçaria mas também pode ser um excelente complemento para pratos salgados, nomeadamente na cozinha oriental.

Caril
O caril resulta da mistura de várias especiarias e pode ser mais ou menos picante. Ao temperar com caril, pode-se esperar um sabor forte e exótico. Ideal para dar um toque oriental a vários pratos de peixe, marisco ou carnes.

Cebolinho
Pode ser encontrado fresco, congelado ou seco, tem um sabor fresco que combina cebola e alho francês. Excelente como complemento de massas, saladas e outros pratos.

Coentros
Em grão, frescos e congelados, devem ser adicionados ao prato apenas no final de modo a não perderem o aroma e a sua cor fresca.

Colorau (ou Pimentão Doce)
Resulta da moagem fina da polpa seca do pimento doce vermelho. Ideal para utilizar em estufados, assados e guisados.

Cravinho
Tem um sabor intenso e pode até chegar a ser ligeiramente picante. É utilizado principalmente em receitas de carnes (especialmente caça) e algumas sobremesas e pastelaria.

Endro
Fresco ou seco, é ideal para aromatizar sopas e molhos. Em fresco, o endro realça o sabor de saladas e legumes, principalmente se for adicionado no último momento da preparação.

Estragão
De sabor forte mas subtil, é muito utilizado em aves, peixe, molhos e ovos. É também ideal como tempero em saladas.

Funcho
Esta planta deu nome ao Funchal. As suas folhas e caule proporcionam um sabor ligeiramente adocicado. Serve de guarnição para pratos de legumes e peixe.

Gengibre
De sabor forte e exótico, o gengibre contém vários nutrientes benéficos à saúde, como vitaminas C, B3 e B6. Contém ainda manganésio, nutriente que exerce uma acção anti-oxidante no organismo.

Hortelã
Deve ser utilizada fresca, pois é assim que emana o sabor mais refrescante. Muito utilizada em receitas com borrego.

Louro
Pode ser encontrado em folha ou em pó (sempre seco). É o tempero ideal para assados, estufados, guisados e marinadas.

Manjericão
De sabor ligeiramente apimentado é uma opção aos orégãos em molhos para massas, saladas e como complemento a pratos de massas.

Manjerona
Semelhante aos orégãos, mas com um sabor mais ligeiro, é adocicada. Deve ser adicionada na confecção pouco antes de servir, de modo a não perder o seu sabor delicado durante os cozinhados mais longos.

Mostarda
Os 2 tipos de mostarda mais conhecidos são Dijon e Inglesa. No entanto é também possível encontrá-la sob a sua forma mais pura: em grão. Por isso pode ser usada como condimento ou ingrediente de várias receitas.

Noz Moscada
Em grão, seca ou moída, é muito utilizada para aromatizar puré de batata, molho béchamel e recheios.

Oregãos
Secos ou frescos, estes últimos proporcionam um sabor mais forte e fresco. Muito utilizados em molhos para massas (à base de tomate), pizzas e saladas.

Pimenta
Proporciona um sabor quente aos mais variados pratos, em grão ou moída (especialmente saborosa se for moída na altura da utilização na receita). A pimenta pode ser: branca, preta, verde, rosa ou mistura de várias pimentas. Apenas a pimenta verde é vendida fresca ou em conserva.

Piripiri
Em malaguetas, secas, frescas ou em pó. São as sementes do piripiri que dão um sabor picante e quente às receitas.

Salsa
Pode ser encontrada seca, congelada ou fresca, sendo utilizada em inúmeros pratos, como complemento ou mesmo decoração.

Tomilho
Ideal para pratos de carne (nomeadamente porco), massas, legumes ou peixe, perfuma suavemente e proporciona um sabor inconfundível.


Dicas na cozinha


Alho
Depois de cortar alho, fica sempre um cheiro desagradável nas mãos. Para que tal não aconteça, esfregue as mãos com café moído e lave-as de seguida com água e detergente. Também pode passar os dedos pela lâmina da faca e passar as mãos por água fria.

Amêijoas
Para retirar por completo a areia no interior das amêijoas, mergulhe-as de véspera num pouco de água (sem cobrir totalmente) com sal. Polvilhe com farinha e reserve até ao dia seguinte antes de as confeccionar.

Amêndoas
Existe uma forma muito fácil de pelar as amêndoas: deixe-as durante algum tempo de molho em água a ferver e, de seguida, esprema-as com os dedos. Se desejar que fiquem mais claras, passe-as por água fria e enxugue-as com um pano.

Azeite
De entre todas as gorduras, o azeite é o mais saudável e deve ser sempre muito fino.

Bacalhau desfiado
Para desfiar facilmente o bacalhau, faça o seguinte: coza-o, retire-lhe as espinhas e peles e coloque-o num pano grosso. Depois, esfregue o pano e verá que o bacalhau ficará em fios finos, bem desfiado.

Bacalhau muito salgado
Recupere bacalhau que esteja muito salgado, fervendo-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo, pois esta absorverá o excesso de sal.

Batatas
Para guardar as batatas durante mais tempo, não as lave com água pois grelam mais facilmente e podem apodrecer. Basta escová-las e guardar em local seco e fresco, abrigadas da luz solar.

Brócolos
Os brócolos e couve-flor exigem uma limpeza mais cuidada e por isso deverá mergulhá-los durante alguns minutos em água salgada.

Café
Para dar um sabor especial ao café, experimente adicionar uma colher pequena de chocolate em pó.

Caldos da Cozedura
Para tornar outros pratos mais saborosos, aproveite os caldos de cozedura de legumes, carnes e peixe para utilizar posteriormente.

Espinafres
Para que os espinafres mantenham a cor verde original, mergulhe-os de imediato em água fria depois da cozedura.

Feijão
Para que o feijão fique mais macio, adicione algumas gotas de azeite à água enquanto coze.

Ovos
Sempre que desconfiar que os ovos não são frescos, rejeite-os. Para verificar a sua frescura certifique-se que não acontece uma das seguintes situações:
Ao partir o ovo, a gema estala e mistura-se à clara;
Ao agitar o ovo junto ao ouvido ouve um chocalho;
Ao introduzir um ovo cru em água salgada ele flutua (se for ao fundo é porque é fresco e se ficar a meio da água é porque já tem vários dias).

Ovos cozidos
Há uma forma fácil de descascar os ovos: depois de cozidos, mergulhe-os em água fria durante uns instantes. Para que não rebentem durante a cozedura, acrescente umas gotas de vinagre à água de cozedura.

Ovos fritos
Para que a gordura não salpique enquanto frita os ovos, junte um pouco de farinha ao azeite.

Pão
Pode conservar o pão fresco durante 2 dias, guardando-o no frigorífico envolvido em papel pardo e numa folha de papel de alumínio. Se tiver restos de pão duro, aproveite-os para utilizar em panados: torre ligeiramente e rale os pedaços.

Sopas
Se durante a confecção da sopa vir que tem muita gordura, deixe que ela se acumule à superfície e retire o excesso com uma colher ou escumadeira.

Tomate
Para retirar ou aligeirar a acidez do molho de tomate, acrescente-lhe uma pitada de açúcar durante a confecção.

Sal
Se colocou sal a mais na comida, deite algumas gotas de limão e deixe ferver um pouco.


Truques para limpeza
Existem alguns truques muito úteis para a limpeza e manutenção de utensílios de cozinha bem como de electrodomésticos. Fique com alguns:

Cheiros:
A fritos
Sabemos que os fritos deixam sempre muito cheiro em casa, mas se juntar um ramo de salsa assim que o óleo começa a aquecer vai ver que o cheiro é menos intenso.

No frigorífico
Para se livrar de alguns cheiros fortes dentro do frigorífico, utilize cascas de ovos uma vez que são porosas e absorvem com facilidade os cheiros. Também pode limpar o frigorífico com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. Experimente também colocar uma chávena cheia de leite no frigorífico.



Limpar:

O congelador
É obrigatório descongelar e limpar o seu congelador pelo menos uma vez por ano. Depois de retirado todo o gelo, limpe-o muito bem com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio e seque-o com outro pano.

O microondas
Coloque um copo de água com um pouco de sumo de limão dentro do microondas e ligue na potência máxima durante 1 minuto. De seguida passe um pano seco e está limpo.

As tábuas de cozinha
Deverá sempre preferir tábuas de plástico, pois as de madeira têm tendência para reter cheiros e sabores e são menos higiénicas. As tábuas de plástico podem ser lavadas facilmente com água e detergente de loiça.

Nódoas de gordura
Coloque pó de talco sobre a nódoa, espere um pouco e escove.

Nódoas de vinho tinto
Esfregue a nódoa com sumo de limão e lave normalmente de seguida.

Nódoas de óleo em tecidos
Deite um pouco de detergente da loiça por cima da nódoa, esfregue e lave de seguida. Repita esta operação até que a nódoa saia completamente.

Panelas com o fundo queimado
Leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio e verá que será mais fácil limpar a panela.

Pastilha elástica
Para retirar pastilha elástica dos tecidos, coloque gelo até enrijecer e depois disso ela sairá facilmente. No caso dos tapetes deverá usar acetona.

O vinagre
O vinagre é o melhor antibacteriano que pode usar e muito em conta. Por exemplo, pode limpar várias zonas da sua cozinha com vinagre; o frigorífico, o lava-loiças, etc. Mas atenção, não utilize o vinagre sobre mármores pois o ácido corrói as pedras.

Truques úteis


Alho
Regra geral, o alho causa um hálito desagradável e por isso muitas pessoas evitam comer. Para evitar esses problemas, experimente cortar o alho ao meio e retirar a parte central (normalmente de cor esverdeada).

Assados
Para que um assado fique realmente saboroso e bem cozinhado, deverá ser preparado com alguma antecedência e deixar que a cozedura no forno seja lenta, de forma a manter todos os sabores dos ingredientes. Aconselha-se por isso que para fazer um bom assado conte com cerca de 3 horas.

Batatas Fritas
Coloque as batatas já cortadas no frigorífico cerca de meia hora antes de fritar, para que fiquem mais secas e macias depois de fritas.

Café
O café moído é ideal para lavar galheteiros.

Cebola
Para evitar chorar enquanto corta as cebolas, descasque-as e corte-as ao meio e coloque-as num recipiente com água durante 2 a 3 minutos antes de as cortar.

Fornos
Se deixar aquecer demasiado o forno, coloque um tacho com água fria e verá que arrefecerá o suficiente para colocar o seu prato a confeccionar sem correr o risco de queimar.

Fritar Batatas
Antes de fritar as batatas, passe-as por um pano seco para retirar o excesso de água e verá que ficarão mais sequinhas e fritam mais depressa.

Legumes
Antes de lavar os legumes, deixe-os mergulhados em água com um pouco de sal e vinagre durante cerca de 10 minutos, pois assim garante que quaisquer organismos saem e depois é só lavar com água.

Natas
Para conservar as natas depois de abertas durante alguns dias, despeje o conteúdo do pacote num frasco de vidro com tampa de plástico, limpo e completamente enxuto e guarde no frigorífico.

Película aderente
Por vezes é difícil manter a película aderente esticada quando tenta tapar um recipiente. Se guardar o rolo de película no frigorífico vai ver que será mais fácil.

Pimenta
Se colocar demasiada pimenta na comida, adicione uma colher de chá de açúcar para cortar o sabor.

Queijos
Para os queijos com tendência para endurecer, pode evitar que aconteça ao passar manteiga na parte cortada.

Sal
Para evitar a humidade nos saleiros com sal fino, seque alguns bagos de arroz ao sol e coloque no saleiro. O arroz absorve a humidade própria do sal.

Salsa
Para conservar a salsa fresca durante mais tempo (até 3 semanas), lave e escorra bem, coloque num recipiente de vidro tapado e guarde no frigorífico.

Vinho
Para refrescar uma garrafa de vinho mais rapidamente, envolva-a num pano de flanela molhado com água gelada.



 Fonte aqui.